Impressão 3D, ou fabricação aditiva, é a construção de objetos tridimensionais a partir de modelos CAD ou de modelos 3D digitais. O termo “impressão 3D” pode referir-se a uma variedade de processos nos quais o material é depositado, unido ou solidificado sob controle do computador para criar objetos tridimensionais com uma variedade de materiais, sendo adicionado, tipicamente camada por camada.

Impressão a laser

A impressão a laser é um processo de impressão digital eletrostática, que produz texto e gráficos de alta qualidade (e fotografias de qualidade moderada) passando repetidamente um raio laser para frente e para trás sobre um cilindro carregado negativamente chamado de “tambor” para definir uma imagem diferencialmente carregada. O tambor então coleta seletivamente tinta em pó eletricamente carregada (toner) e transfere a imagem para o papel, que é então aquecida para fundir permanentemente o texto, imagens ou ambos, para o papel. Assim como as fotocopiadoras digitais, as impressoras a laser empregam um processo de impressão xerográfica. A impressão a laser difere da xerografia tradicional implementada em fotocopiadoras analógicas na medida em que, nesta última, a imagem é formada refletindo a luz de um documento existente sobre o tambor exposto.

CNC (computer numerical control)

O controle numérico (também controle numérico por computador, e comumente chamado de CNC) é o controle automatizado de ferramentas de trabalho(como brocas, tornos, moinhos e impressoras 3D) por meio de um computador. Uma máquina CNC processa um pedaço de material (metal, plástico, madeira, cerâmica ou composto) para atender às especificações seguindo instruções programadas codificadas e sem um operador manual controlando diretamente a operação de trabalho.

Uma máquina CNC é uma ferramenta motorizada e muitas vezes uma plataforma motorizada de manobra, que são controladas por computador, de acordo com instruções específicas de entrada. As instruções são entregues a uma máquina CNC na forma de um programa sequencial de instruções de controle de máquina, como código G e código M, e depois executadas. O programa pode ser escrito por uma pessoa ou, muito mais frequentemente, gerado pelo software DEC (Computer-Aided Design, design computação computador) ou cam (Computer-Aided Manufacturing). No caso de impressoras 3D, a peça a ser impressa é “fatiada” antes que as instruções (ou o programa) sejam geradas. Impressoras 3D também usam G-Code.